Riachão-Ma, janeiro de 2025.
Por causa de um a desmatamento próximo a nascente do Riacho Frutuoso, nosso mais importe patrimônio está em um momento de destruição. O Riacho não é importante só por ser um ponto turístico, pelo balneário, local de lazer da população e visitantes, é também o principal fornecedor de água potável para mais de 80% da população riachãoense.
A Cidade encontra-se agora em desabastecimento total. Havia um problema no abastecimento por parte da Caema, mas o problema, segundo o gerente da Caema em Riachão já foi resolvido. Mas não há água nas torneiras e não há como retomar o fornecimento devido a poluição com lama.
Esse ato irresponsável de autorização de desmatamento próximo ao riacho, foi na gestão anterior pelo Secretário de Meio Ambiente conforme documento que nos foi enviado. O Ex-secretário de Meio Ambiente da administração passada, fez um comunicado nas redes sociais declarando que o acontecido nada tem a ver com administração passada, segundo ele, não tinha competência para autorizar desmatamento.
As consequências são incalculáveis, visto que o período de chuvas ainda está começando e qualquer ação de contenção das águas de enxurrada para o leito do riacho se torna quase impossível.
A repercussão é grande diante do impacto, porque gera prejuízos para o meio ambiente e também para os munícipes. A Cidade pede providencias. Srª Prefeita, Drª Paula Coelho, prontamente já se manifestou comunicando à cidade as providências que já foram tomadas. O Sr. Secretário Municipal de Meio Ambiente, departamento Jurídico da Prefeitura, Câmara de Vereadores, em fim, todos as autoridades competentes, estão compromissados em ações para amenizar o impacto e normalizar o abastecimento de água limpa para a cidade, assim como investigar e descobrir os responsáveis diretos por esse ato tão lamentável e inconsequente.
No mento em que estávamos preparando esse texto, fomos informados que já está sendo construindo uma barreira de contenção para impedir que as próximas chuvas tragam mais entulho para o leito do rio. Veja o vídeo abaixo.
Texto: Riachão Online
Fotos: Internet/Grupos de Whatsapp